EnglishPortuguese

63% dos museus da América Latina e Caribe não têm reservas técnicas adequadas

Cuidados ao embalar obras de arte. Caixas feitas sob medida.

Cerca de 63% dos museus da América Latina e Caribe carecem de espaços de reserva técnica que foram projetados para esta finalidade, revelou pesquisa publicada recentemente pelo ICOM – o Conselho Internacional de Museus. A proporção só não é maior do que nas instituições do continente africano, com 63,4% de respostas indicando a existência de espaços improvisados para a guarda de coleções. 

O relatório, bastante extenso, traça um retrato atual da situação dos museus de todo o mundo quanto ao tamanho de suas coleções e das condições em que são armazenadas. 

O trabalho foi realizado pelo Grupo de Trabalho sobre Coleções em Reservas Técnicas, criado em dezembro de 2022 pelo ICOM, do qual faz parte Alessandra Labate Rosso, sócia e diretora técnica da Clé Reserva Contemporânea. A coleta de informações foi realizada ao longo de 2023 através de pesquisa on-line, com a participação de profissionais de museus de 1.132 instituições em mais de 100 países. 

Na América Latina e Caribe, foram 81 respostas, que apontam para a preponderância de coleções consideradas pequenas – em 72% dos museus respondentes na região, a coleção não ultrapassa os 20.000 itens. Alguns dos problemas mais relatados no continente foram ausência de reserva técnica e falta de equipamentos (62.96%), inexistência de espaços para quarentena (56,49%), reserva técnica lotada (54,32%), sistema de documentação incompleto (51,85%), falta de manutenção há 10 anos ou mais (32,1%) e localização imprecisa dos objetos na base de dados (32,1%).

Segundo as conclusões do relatório, o retrato atual em todo o mundo aponta para um cenário ambíguo, com existência de espaços para reserva técnica na maior parte das instituições – ainda que precárias em muitos casos – ao mesmo tempo em que estas se encontram lotadas. 

Quando necessário, muitas das instituições recorrem a reservas técnicas privadas – como é o caso da Clé Reserva Contemporânea, única empresa brasileira com armazéns totalmente climatizados e sistemas de segurança e prevenção contra incêndios em funcionamento 24 horas, sete dias por semana, com presença humana. A Clé hoje atende a alguns dos mais importantes museus e colecionadores brasileiros. Conheça os nossos serviços.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp