Há muitas empresas de armazenagem que oferecem o serviço de guarda de obras de arte no Brasil, mas apenas a Clé Reserva Contemporânea mantém um galpão inteiramente climatizado, com padrões internacionais de qualidade. Não por acaso, somos a reserva técnica particular escolhida pelos mais importantes museus brasileiros quando precisam de espaço extra para a guarda de suas coleções.
Neste post, vamos explicar como funciona nosso sistema de climatização.
A Clé mantém o espaço de guarda a uma temperatura constante entre 18º e 22º durante todo o ano, e umidade relativa do ar entre 45% e 55%. Um dos segredos para a manutenção deste microclima é que temos um galpão dentro de outro galpão – como uma boneca matriuska.
O sistema de climatização funciona no galpão interno. Este não recebe a incidência das variações ambientais, que atingem apenas o galpão externo. A passagem de um ambiente para o outro é feita por antecâmaras, de forma que não há troca de ar significativa entre os ambientes – o ar frio não sai, nem o calor externo entra.
Outra estratégia importante é que as tubulações de água do sistema de climatização correm por fora da área de armazenagem – dessa forma, as obras guardadas na Clé ficam livres de qualquer risco de serem atingidas por um eventual vazamento. Mais importante ainda é que toda a climatização da Clé é acompanhada por sistemas automatizados que dão alerta imediato caso qualquer parâmetro saia do padrão esperado. .
Essa tecnologia está à disposição de todos os clientes da Clé Reserva Contemporânea – tanto nos espaços privativos de 25m² a 600m² quanto nas áreas compartilhadas, para quem deseja guardar poucos objetos.
Todo esse cuidado tem o objetivo de garantir a correta conservação de obras de arte e artefatos. A variação de temperatura e umidade estão na origem dos tipos mais frequentes de riscos a acervos e coleções, podendo causar danos que comprometem o valor das obras.
Por isso, na hora de confiar sua coleção a uma empresa de armazenagem, questionar sobre o sistema de climatização é tão importante quanto segurança e prevenção contra incêndio.
Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas.