Tem viagem marcada para a França? Programe-se então para visitar o festival Utopia, realizado até 3 de outubro de 2022 na cidade de Lille, no Norte do país. O evento promete projetos de envergadura, como exposições, metamorfoses urbanas, espetáculos e conferências envolvendo artistas de vários países, incluindo brasileiros.
A programação inclui 33 exposições, como a Les vivant, da Fondation Cartier Pour L’art Contemporain, que destaca a obra No caminho (2021), do brasileiro Bruno Novelli, entre as mais de 250 em exibição.
Destaque também para a instalação Flower Fragrum Cardamomi, do artista Peter de Cupere, na igreja Sainte-Marie-Madeleine, parte da exposição Le Jardin d’Eden. Trata-se de uma obra monumental, com nove metros de altura, instalada no altar da igreja, que convida o visitante a se aproximar e tocar na instalação para ter uma experiência olfativa.
Utopia é a 6ª edição do projeto lille3000, que começou em 2004, quando a cidade foi declarada Capital Europeia da Cultura, com o objetivo de transformar de maneira duradoura a dinâmica cultural local e regional.
Este ano, o tema remete ao conceito criado por Thomas Morus no século 16 que hoje se refere comumente a um ideal de futuro, como explica o material de divulgação do evento:
“Em um momento de mudanças climáticas e questões ambientais, Utopia se concentrará nos vínculos que unem os humanos aos demais seres vivos. Em vez de perpetuar a concepção antropocêntrica do mundo, Utopia oferecerá as visões de artistas, inventores, criadores e cientistas que questionam a hierarquia entre o homem e a natureza”.