EnglishPortuguese

Grupo da Clé ganha prêmio para desenvolver embalagens sustentáveis

Chenue_Embalagem2

A iniciativa de desenvolvimento de um papelão eco-projetado para o armazenamento e transporte de obras de arte rendeu ao consórcio Ça va cartoner o prêmio França 2030 com o projeto Alternatives Vertes 2, para a transformação ecológica de práticas culturais. Fazem parte do consórcio as empresas francesas Chenue e EILOA – École Internationale de Logistique des Ouvres d’Art, ambas integrantes do grupo internacional do qual a Clé Reserva Contemporânea faz parte. 

O prêmio vai possibilitar o desenvolvimento de um  material que atenda plenamente a necessidade de conservação das obras de arte armazenadas ou transportadas, ao mesmo tempo diminuindo a pegada ecológica da atividade em comparação com uso de compensado de madeira ou epóxi atualmente mais utilizados para esta finalidade.

Com o apoio da France 2030, o grupo poderá estudar as propriedades físicas e químicas das embalagens de papelão em contexto laboratorial e em condições reais, a fim de garantir a proteção ideal para o transporte e conservação de obras de arte. O projeto também buscará realizar a formação de profissionais de conservação e restauração para a escolha consciente de materiais de forma a minimizar seus impactos no meio ambiente.

Além da EILOA e Chenue, o consórcio congrega museus e outras instituições públicas e privadas da França: o Museu du Quay Braily; o Centro de Pesquisa e Restauro de Museus da França, ligado ao Ministério da Cultura da França; o Laboratoire Arc’Antique e Museu Dobree; o CRC – Centro de Pesquisa de Conservação; ARCP – Ateliê de Restauro e Conservação de Fotografia da Cidade de Paris; a Biblioteca Nacional da França; e a LP Art. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp