EnglishPortuguese

Pinacoteca ganha prédio dedicado à arte contemporânea

Pinacoteca ganha prédio dedicado à arte contemporânea 

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou no último dia 4 de março seu novo prédio, a Pina Contemporânea, dedicado a exposições temporárias, mostras do acervo, atividades educativas e eventos. O espaço se junta ao prédio principal da Pinacoteca, chamado de Pina Luz, e à Estação Pinacoteca, instalada no antigo prédio do DOPS. 

O complexo passa a somar mais de 22 mil metros quadrados de área, sendo 9 mil deles dedicados às exposições, levando o museu ao posto de segundo maior da América Latina.

A inauguração da Pina Contemporânea faz parte das comemorações dos 200 anos do Jardim da Luz, o mais antigo parque de São Paulo, onde o prédio principal já está instalado há décadas. O novo espaço aproveitou as instalações de uma escola estadual que estava desativada e, com um projeto arquitetônico arrojado, integrou o edifício ao parque. 

Parte do espaço expositivo é totalmente aberto ao público que passeia pelo parque. Duas galerias principais abrigam as outras exposições, que segundo o diretor Jochen Volz, vão “valorizar a produção contemporânea brasileira”, com curadoria especialmente voltada para a produção de artistas indígenas, mulheres e negros, além de artistas estrangeiros cuja obra mantenha diálogo e sinergia com os temas da contemporaneidade.

A visita à Pina Contemporânea será gratuita, de quartas às segundas, nos primeiros 30 dias de funcionamento do novo espaço. Na Grande Galeria, obras de grandes dimensões do acervo da Pinacoteca, como a célebre Ttéia, de Lygia Pape estão entre os destaques. E a Galeria da Praça abriga a primeira mostra da artista sul-coreana Haegue Yang na América Latina.

O jornal O Estado de S.Paulo fez um visita e conta os detalhes sobre a nova Pina Contemporânea, que você pode ver neste link.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp