A estação mais quente do ano convida à praia, aos passeios ao ar-livre e às viagens. Mas quem é colecionador deve estar atento também aos efeitos que este período pode provocar em obras de arte – e se preparar para minimizá-los. Neste post, falamos sobre como manter a coleção de arte protegida nessa época do ano.
Com o verão, a temperatura aumenta e, com ela, também a umidade relativa do ar – dois fatores de risco para objetos artísticos. Em alguns casos, a mudança de estação pode provocar também alteração na incidência de luz natural, outro ponto de atenção.
As condições ideais de manutenção de obras de arte são temperatura constante entre 18º e 22º e umidade relativa do ar entre 45% e 55%, que podem ser mantidas com um bom sistema de ar-condicionado. Se o imóvel onde está a coleção já conta com um, lembre-se de deixá-lo em funcionamento mesmo durante as viagens, e de preferência com o monitoramento constante de uma pessoa de confiança. Vale também uma conversa com um especialista em climatização.
Mudanças bruscas de temperatura e umidade podem provocar vários efeitos indesejados nas obras, a começar com a expansão natural dos materiais, que provoca a distorção das dimensões do objeto – mesmo milimétrico, bastante prejudicial à sua boa conservação. O aumento da umidade, por sua vez, é um chamariz para pragas urbanas e mofo, outros grandes inimigos da coleção.
Em situações assim, se o imóvel não tem as condições ideais para a segurança das obras, é possível recorrer temporariamente a soluções de storage. A prática é muito comum na Europa: quando as famílias saem de férias em viagens longas, as obras de arte mais importantes são levadas temporariamente para armazéns especializados para ficarem protegidas, especialmente no verão.
No Brasil, o serviço é oferecido pela Clé Reserva Contemporânea. Nosso galpão inteiramente climatizado conta com espaços privativos ou compartilhados, todos com segurança e sistema de prevenção de incêndios funcionando 24×7. Serviços de embalagem e transporte são oferecidos por nossos parceiros.
Fale com um especialista da Clé. Podemos ajudar você a encontrar a solução ideal para a sua coleção.
(Photo by Aaron Burden on Unsplash)